31 janeiro 2011

Urban Sketchers Portugal na Rua Augusta


Inaugura dia 2 de Fevereiro às 18:00 na Galeria da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa a exposição resultante do X Encontro de Diários Gráficos - Urban Sketchers Portugal. São dezenas de desenhos que retratam diversas fachadas da Rua Augusta, Lisboa. A mim coube-me o número 137.

Ficam os interessados convidados a visitar e exposição, que permanecerá aberta até dia 18 de Fevereiro, de 2ª a 6ªfeira, das 9:00 às 19:00.

Elevador de Santa Justa - desenho de João Catarino

30 janeiro 2011

Oldcroghan Man

Entre 362 e 175 anos a.C., na fronteira dos reinos de Tuath Cruacháin e Tuath na Cille, um corpo foi arremessado para uma turfeira. Ou o que sobrava dele.

Conhecido como o Homem de Oldcroghan (Oldcroghan Man), foi descoberto em Maio de 2003 durante a abertura de um canal de drenagem no condado de Offaly, República da Irlanda. Sabe-se que terá morrido com cerca de 25 anos. Sabe-se também que teria cerca de 1,90m. Dizem-nos as suas mãos pouco marcadas que terá sido poupado a grandes esforços físicos. Dizem-nos as suas unhas que terá subsistido durante os seus últimos quatro meses de vida com uma dieta à base de carne. E - dizem-nos os conteúdos estomacais - terá tido uma última refeição de cereais e manteiga.

Na Irlanda da Idade do Ferro, os sacrifícios humanos eram parte importante das culturas locais. Frequentemente associados a consagrações régias, simbolizavam o vínculo do novo rei com as divindades veneradas. Eram depositadas ao longo das fronteiras do reino oferendas como armas, alfaias agrícolas ou mesmo alimentos. Mas não só.

Homem de Oldcroghan (362-175 a.C.) - National Museum of Ireland - Archaeology

O Homem de Oldcroghan morreu trespassado no peito - não sem antes ter sido atingido num braço enquanto se tentava proteger. O seu corpo foi decapitado, o tronco separado do abdómen e os mamilos decepados. Sugar os mamilos mutilados de um rei era um ritual de submissão corrente à época - talvez o Homem de Oldcraghan fosse um rival, deste modo humilhado e marcado como indigno de reinar. Ou talvez apenas a pessoa errada no local errado na altura errada. Uma vez morto, os braços foram trespassados por cordas - talvez para prender lastro e manter o corpo no fundo da turfeira, talvez como marca tabu - e deixado na fronteira dos dois reinos vizinhos.

Repousou mais de dois mil anos na turfeira, onde as condições ácidas e a ausência de oxigénio permitiram uma preservação magnífica do Homem de Oldcroghan. As mãos conservam as impressões digitais. As entranhas, vestígios da última refeição. E o seu corpo mutilado revela-nos mais uma faceta de uma cultura que tinha tanto de rica como de cruel.

20 janeiro 2011

Diário de Viagem em Lisboa


Em cima da hora, mas ainda assim aqui fica a informação. Hoje pelas 18h30 na FNAC do Centro Comercial Colombo - Lisboa,  haverá uma ação de divulgação do livro Diário de Viagem em Lisboa que contará com a presença dos autores (tanto quanto sei apenas faltará um).

Quinta da Granja, Benfica

Quem for mais cedo, pode sempre tentar encontrar o local onde a seguinte ilustração foi feita. Fica a menos de 5 min. da porta do Colombo - e pode não parecer mas, onde hoje se ergue o centro, nos anos 60 caçavam-se perdizes e até meados dos anos 80 (início dos anos 90?) era frequente ver ali um rebanho de ovelhas a pastar.

19 janeiro 2011

Diários Gráficos em Almada - "Não somos desenhadores perfeitos."


Abre dia 29 de Janeiro no Museu da Cidade de Almada (localização aqui) a exposição coletiva Diários Gráficos em Almada - "Não somos desenhadores perfeitos." De Clara Marta a Simonetta Capecchi, são ao todo 30 desenhadores representados nesta mostra. O catálogo da exposição já se encontra disponível online. Ficam desde já convidados a visitar esta exposição, que estará aberta até 16 de Abril.

Dzarig, Airo-d'asa'branca e Lagopo-vermelho - Dublin, Irlanda

18 janeiro 2011

11 janeiro 2011

Guincho-comum

Raro como nidificante, o Guincho-comum é uma das aves mais comuns como invernante. Em Espanha chamam-lhe Gaviota reidora - e não é difícil perceber porquê.

Guincho-comum, Chroicocephalus ridibundus - Ribeira das Enguias, Alcochete

Se durante o período não reprodutor apresentam a cabeça essencialmente branca, por volta de Janeiro alguns exemplares exibem já a plumagem castanho-escura caraterística do período reprodutor. 
Pormenor da cabeça, em plumagem de Inverno
De Inverno é frequente encontrar esta espécie em terrenos agrícolas, aproveitando o revolver dos terrenos por maquinaria agrícola - associando-se amiúde com outras gaivotas, garças e cegonhas.

06 janeiro 2011

Andorinha-das-árvores

De longe a longe, alguns poucos exemplares desta espécie Americana surgem nos Açores. Apenas 20 gramas - e meio oceano percorrido. Impressiona.

Andorinha-das-árvores, Tachycineta bicolor

05 janeiro 2011

Gaio-dos-matos da Flórida

Cooperatively breeding birds. Falei disso aqui e aqui. Mesmo projecto, mesma temática, ave diferente. Desta vez um corvídeo - o Gaio-dos-matos da Flórida.

Confinada ao estado norte-americano da Flórida, esta espécie encontra-se exclusivamente em matos de carvalhos-arbustivos que se desenvolvem em solos arenosos bem drenados - um habitat que tem sofrido enorme contração. Com uma área de distribuição tão reduzida e tamanha dependência de habitat - e juntando a isto a destruição deste último por ação humana - é fácil perceber o porquê  de esta espécie ser classificada desde 1997 como Ameaçada.

Nesta espécie é frequente que crias de ninhadas anteriores fiquem pelo menos um ano junto dos progenitores, ajudando a criar ninhadas seguintes, formando assim famílias alargadas e com maior êxito reprodutor. Esta particular estratégia reproductiva não é exclusiva destes corvídeos, podendo por exemplo ser encontrada num outro corvídeo que curiosamente também tem uma distribuição reduzida: o ibérico Charneco.

Gaio-dos-matos da Flórida, Aphelocoma coerulescens

Fica uma mostra de algumas etapas, da fase preliminar até à arte final.

01 janeiro 2011

Lucky Chicken

Resultante de um projecto que nunca deixou de o ser, ficou-me esta galinha. Entre outras virtudes, tem servido com amuleto de boa-fortuna. Parece-me adequada a escolha para abrir o ano de 2011.

Galinha, Gallus gallus domesticus