Cooperatively breeding birds. Falei disso aqui e aqui. Mesmo projecto, mesma temática, ave diferente. Desta vez um corvídeo - o Gaio-dos-matos da Flórida.
Confinada ao estado norte-americano da Flórida, esta espécie encontra-se exclusivamente em matos de carvalhos-arbustivos que se desenvolvem em solos arenosos bem drenados - um habitat que tem sofrido enorme contração. Com uma área de distribuição tão reduzida e tamanha dependência de habitat - e juntando a isto a destruição deste último por ação humana - é fácil perceber o porquê de esta espécie ser classificada desde 1997 como Ameaçada.
Nesta espécie é frequente que crias de ninhadas anteriores fiquem pelo menos um ano junto dos progenitores, ajudando a criar ninhadas seguintes, formando assim famílias alargadas e com maior êxito reprodutor. Esta particular estratégia reproductiva não é exclusiva destes corvídeos, podendo por exemplo ser encontrada num outro corvídeo que curiosamente também tem uma distribuição reduzida: o ibérico Charneco.
Gaio-dos-matos da Flórida, Aphelocoma coerulescens |
Fica uma mostra de algumas etapas, da fase preliminar até à arte final.
Da subtileza!
ResponderEliminarMuito obrigado - o texto foi editado e o comentário refere-se ao trabalho de linha que, confesso, é o meu favorito (era esta a única ilustração antes da edição).
ResponderEliminarDinossauros azules! Such a crafty look in the eye of the bird in front. Love it.
ResponderEliminarThank you, Katura. I was aiming for a 'I'm on to you' look for that bird.
ResponderEliminar