28 dezembro 2011

Marrequinha / Eurasian Teal

Marrequinha/Eurasian Teal, Anas crecca ♂♀ - Vila Franca de Xira

Chovia um pouco, mas isso não parecia incomodar o bando de Marrequinhas que se alimentava numa lagoa da lezíria Ribatejana. Dentro de água aves saltavam (literalmente) de um lado para o outro, ou ocultavam-se parcialmente debaixo de água - acabei por me concentrar nas aves das margens./It drizzled, but that did not seemed to bother the flock of Eurasian Teals that was feeding on a Ribatejo grasslands' lagoon. The birds in the water hopped (literally) or submerged -- which made me focus on the shore birds.

Marrequinha/Eurasian Teal, Anas crecca ♀ - Vila Franca de Xira

10 comentários:

  1. É só malhúzias Mestre PeF!
    Ai isto dos rascunhos é para enviar comentários?! Então não é tarde nem é cedo. Até podemos criar uma nova linguagem. Depois dos "Homens Flickr", os "Homens Carricinha". Para abrir, estava a pensar numa coisa do tipo "Do caraças Mestre PeF!" ou "Do catano Mestre PeF!" mas acho que estou a acertar um bocado ao lado... Talvez seja de contactar a "Agência Criativa de Chelas" para refinar o conceito...
    Enfim, agora as marrequinhas. Estão muita giras. Também estive a olhar para elas hoje. E nada de carolinensis, claro. Talvez para a próxima.
    Um abraço e até breve, Luís G

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Luís. Pois no dia em que lá estive, também só vi das nossas marrequinhas, mas o local promete para uma ou outra neártica transviada. Curiosamente da ultima vez que fui ao local (inícios de Dezembro) as lagoas estavam desertas - creio que por lá andavam um Alfaiate, um Maçarico-das-rochas e um borrelho. Espero que entretanto estejam mais compostas de avifauna.

    ResponderEliminar
  3. Os comentários só ficam visíveis "após aprovação"?! Mas quem é o moderador desta chafarica? Alguma carricinha ditadora que não usa o lápis azul apenas para colorir?? Deixa lá ver se encontro o semblante desse ilustrador safado...
    http://campo-e-estirador.blogspot.com/search?updated-max=2011-11-27T23:39:00Z&max-results=10
    Ah... Então tudo bem!

    ResponderEliminar
  4. As minhas foram na foz do Rio Trancão e não nas lagoas do EVOA. Listei as 42 espécies que vi no PortugalAves - tentarei fazer um uso crescente dos canais oficiais de arrolamento em 2012!

    ResponderEliminar
  5. É bem verdade - há moderação de comentários neste blog. Aqui aprecia-se o lápis azul sobretudo no desenho (e não se descarta o uso no mesmo para ordenar o blog). Mas falando nisso, está para breve a publicação de mais uma entrada a lápis azul, da série "E no estirador está...".

    ResponderEliminar
  6. A foz do Trancão é um grande local para a Marrequinha - e deixam-se aproximar consideravelmente. A nível de plataformas, decorrem conversações entre o eBird e o WorldBirds - espero que para breve haja compatibilidade entre estas duas plataformas.

    ResponderEliminar
  7. These are so wonderful! You really feel the buoyancy of the ducks. I saw their Vietnamese counterparts today... thought of how you might sketch them.

    ResponderEliminar
  8. Thank you so much Samantha -- it could have been the same species, their distribution extends all the way across Eurasia.

    ResponderEliminar
  9. Adorei este conjuntinho de desenhos... patuscos!

    ResponderEliminar
  10. Obrigado Sara. Quando há tempo é bom fazer uma série.

    ResponderEliminar