Uma das peças que mais gostei de fazer foi esta, a estratégia reprodutiva dos peixes-gato da espécie Synodontis multipunctatus, do Lago Tanganyika. Aproveitando a desova de ciclídeos incubadores bucais (neste caso da espécie Cyphotilapia frontosa), os peixes gato realizam as sua própria postura simultaneamente e junto ao casal de ciclídeos, de modo a que os seus ovos sejam recolhidos pela fêmea. E é no ambiente protegido da boca da progenitora - que frequentemente não se alimenta durante o período de incubação da postura - que se desenvolvem as duas ninhadas.
Cyphotilapia frontosa e Synodontis multipunctatus |
Os ovos dos peixes-gato, mais pequenos, eclodem primeiro que os dos ciclídeos. Desenvolvendo-se mais rapidamente, os pequenos peixes-gato predam os alevins de ciclídeo dentro da boca da própria progenitora, eliminando assim a ninhada legítima.
Ao atingirem um estádio de desenvolvimento que lhes permite natação livre, começam a fazer incursões ao exterior, mas continuam a beneficiar da protecção da progenitora adoptiva, bem como de refúgio em caso de perigo - nadando para a cavidade bucal ao menor sinal de alarme. Isto até serem demasiado grandes para tal.