Papagaio-do-mar/Atlantic Puffin, Fratercula arctica - The Bird Watching Answer Book |
Está na altura da passagem para sul dos Papagaios-do-mar. Infelizmente esta espécie quando passa por Portugal, raramente se aproxima da costa. Mas com sorte, no local certo e condições atmosféricas particulares, podemos ser brindados com um vislumbro, fugaz que seja, desta espécie maravilhosa./It is time for the Atlantic Puffins to migrate south. Unfortunately this species, when passing near Portugal, rarely comes near the coast. But with luck, at the right place and with particular atmospheric conditions, we can be rewarded with a fleeting glimpse of this wonderful bird.
Os "pufinos" passam por cá?! Não fazia mesmo ideia nenhuma :)
ResponderEliminarPassam sim, mas geralmente passam ao largo e não se deixam ver a partir da costa. Quando o vento sopra forte de oeste (na costa oeste), por vezes há alguns que se aproximam. E por vezes, depois de temporais no mar, surgem algumas aves mortas arrojadas nas praias.
ResponderEliminar:) acreditem que passam! hehehe
ResponderEliminarMuito bom Pedro. Gosto imenso do teu traço.
Abraço!
Paulo Alves
Muito bonito. Mas a este, acho que lhe fazem falta as cores.
ResponderEliminarÉ bem verdade Paulo. E muito obrigado pelo comentário. Fica o desafio - ainda não há registos no eBird para esta espécie em Portugal, queres abrir as hostilidades?
ResponderEliminarPedro, muito obrigado. É verdade, esta espécie merecia um pouco de cor, mas também é verdade que quando passam pelas nossas águas o bico, garrido durante a época de nidificação, está bastante descolorado, e as faces escurecidas. Mas fica a promessa, quando por qualquer motivo tiver uma ilustração a cores desta espécie, coloco-a aqui.
Continuo a aprender. Não sabia que o bico descolorava.
ResponderEliminarDescolora sim - perdem um pouco o apelo. E as faces brancas tornam-se um pouco mais escuras. Um exemplo: http://www.patteson.com/puffin4.jpg
ResponderEliminarAproveito para passar a informação de que mais Papagaios-do-mar têm sido vistos recentemente a passar a costa Portuguesa - há poucos dias, e durante condições tempestuosas, mais de uma centena foram avistados junto ao cabo de São Vicente. E juntamente com eles, seguiam algumas Gaivotas-de-sabine.