28 dezembro 2010

Algarve - Sotavento

Dois elementos mais da fauna Algarvia, desenhados perto de Olhão da Restauração.

Osga-turca, Tarentola mauritanica e Caranguejo-verde, Carcinus maenas

A Osga-turca é presença comum nos muros e paredes do nosso país. Sempre me intriguei com uma certa hostilidade ou asco que muitas pessoas têm para com esta espécie, uma vez que são completamente inofensivas. Também me intriga o mito de que há que tapar o leite caso contrário uma osga saltará lá para dentro e azedará o leite (e pergunto-me eu, não terá o animal nada melhor que fazer que morrer afogado, ou o apelo lácteo é assim tão irresistível? E numa época em que o leite é invariavelmente vendido em pacotes, como fará a osga para entrar para dentro do pacote? Inquietações pessoais...).

Já o Caranguejo-verde também é presença comum, não nos muros e paredes, mas nos estuários e sistemas lagunares de Portugal. Esta espécie tem uma enorme capacidade invasora, pelo que além da sua distribuição natural (da Islândia a Marrocos e para leste até ao Canal do Suez), se encontra na América do Norte, África do Sul e Austrália, muito provavelmente introduzida nestes locais através da água de lastro de navios. Esta carapaça, já um pouco ressequida, foi recolhida na Ria Formosa.

4 comentários:

  1. Gostei do comentário à pobre osga... belos desenhos.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado. Parece que o medo à peçonha e a ignorância nos ficaram entranhados na herança genética.

    ResponderEliminar
  3. A osga é venenosa, a osga tem peçonha, a osga procura o bébé no berço, etc, etc....a osga é uma gorda linda!

    ResponderEliminar
  4. Estive a fazer uma pequeníssima pesquisa em busca do mito, referiam que era às famílias inteiras que a osga ceifava - só escapava o que não gostava de café com leite. O povo não faz a coisa por pouco.

    ResponderEliminar