30 outubro 2010

Cyphotilapia frontosa - Synodontis multipunctatus

Uma das peças que mais gostei de fazer foi esta, a estratégia reprodutiva dos peixes-gato da espécie Synodontis multipunctatus, do Lago Tanganyika. Aproveitando a desova de ciclídeos incubadores bucais (neste caso da espécie Cyphotilapia frontosa), os peixes gato realizam as sua própria postura simultaneamente e junto ao casal de ciclídeos, de modo a que os seus ovos sejam recolhidos pela fêmea. E é no ambiente protegido da boca da progenitora - que frequentemente não se alimenta durante o período de incubação da postura - que se desenvolvem as duas ninhadas.

Cyphotilapia frontosa e Synodontis multipunctatus


Os ovos dos peixes-gato, mais pequenos, eclodem primeiro que os dos ciclídeos. Desenvolvendo-se mais rapidamente, os pequenos peixes-gato predam os alevins de ciclídeo dentro da boca da própria progenitora, eliminando assim a ninhada legítima.

Ao atingirem um estádio de desenvolvimento que lhes permite natação livre, começam a fazer incursões ao exterior, mas continuam a beneficiar da protecção da progenitora adoptiva, bem como de refúgio em caso de perigo - nadando para a cavidade bucal ao menor sinal de alarme. Isto até serem demasiado grandes para tal.

4 comentários:

  1. Parece que o mundo peixe tem exemplos ainda piores do que o mundo cão...

    ResponderEliminar
  2. Cada um faz o que pode - nem sempre os peixes-gato conseguem realizar a postura ou os seus ovos são recolhidos pelos ciclídeos.

    ResponderEliminar
  3. Olha, muitóbrigadíssimo por teres partilhdo a carriça...pronto, eu sei que és muito cioso da bichinha, mas isso não impede a chamada "partilha de informação". Vais direitinho p'ro meu blogroll para aprenderes a não te coçares p'ra dentro.

    ResponderEliminar
  4. Pois, eu ainda olho para isto como um protótipo. Estava à espera de ter isto mais composto antes de o anunciar, mas entretanto saltou-me das mãos para a praça pública. E cá está ele - finalmente.

    ResponderEliminar