01 outubro 2010

Aves dos Açores

O livro Aves dos Açores foi recentemente editado pela Sociedade para o Estudo das Aves. Ideia inicial de Carlos Pereira (podem vê-lo apresentar o trabalho aqui, ao minuto nove), conta com a minha co-autoria bem como a de João Tiago Tavares.

Priôlo, Pyrrhula murina

Aqui fica a ilustração que figura na capa deste livro, o emblemático e ameaçado Priôlo Pyrrhula murina, alimentando-se de bagas de Azevinho Ilex azorica.

Desloquei-me a São Miguel para observar esta ave nos trabalhos de preparação deste projecto, bem como da maioria das restantes espécies que me coube ilustrar. Infelizmente a época não era a mais propícia para a observação desta ave e para o meu propósito de a desenhar na Laurissilva da Serra da Tronqueira, tendo as observações da mesma sido demasiado fugazes para esboços in loco.

4 comentários:

  1. Ah, magano, que criaste um blog e não disseste nada! Parabens pelos pipius. São todos bonitos mas gosto especialmente destes!

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara, é verdade - abriu assim discretamente. E discretamente toma o seu rumo - até lhe tomar o pulso.

    Obrigado pelo comentário, também gosto particularmente destes Priôlos. Um beijinho para ti.

    ResponderEliminar
  3. Digo o mesmo que a Sara! Foi preciso andar numa pesquisa que não tinha nada a ver para dar com...UAU!!! altamente! Gosto. E muito. Esquece o "discretamente"; este blog tem bons sinais vitais. Dá-lhe alta médica e divulga-o.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Rui. O blog já leva alguns mesinhos e até agora tem-se mantido com alguma regularidade e vitalidade, e espero que as continue a ter, assim permita o tempo para ir adicionando coisas novas e coisas velhas feitas novas.

    Um grande abraço para ti.

    ResponderEliminar