25 março 2011

Mergulhão-pequeno

Mergulhão-pequeno, Tachybaptus ruficollis - Quinta de Marim, Olhão

Um mergulhão-pequeno corre sobre a água para a segurança proporcionada pela vegetação.

21 março 2011

Uma andorinha não faz a Primavera (mas os milhares de andorinhas que por aí andam já devem fazer)

Parece que começa hoje. Ou começou ontem. Na rádio, de modo provocador e remetendo para um programa que não ouvi, diziam ter começado há duas semanas.

Seja como for, está aí a Primavera

Andorinha-das-Chaminés, Hirundo rustica - Ponta da Erva, Vila Franca de Xira

(apontamento rápido proveniente do mais pequeno diário gráfico que alguma vez tive)

16 março 2011

Quiriquiri

Quiriquiri ♂, Falco sparverius
Estudo da pele (tradução literal de skin, desconheço se o termo se aplica em Português) de um Quiriquiri (Peneireiro-americano). A escala é aproximadamente 1:1.

10 março 2011

Felosa-de-papo-branco

Felosa-de-papo-branco, Phylloscopus bonelli

E já que se fala de Projeto Chegadas, um dos pequenos passariformes que está para chegar - sobretudo durante o mês de Abril - é a Felosa-de-papo-branco, espécie em destaque na secção 'Onde Observar' da mais recente edição da Pardela, revista da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves.

07 março 2011

Mariquita-d'asa-amarela

Mariquita-d'asa-amarela, Vermivora chrysoptera

05 março 2011

Tritão-marmoreado-pigmeu

Tritão-marmoreado-pigmeu, Triturus pygmaeus

03 março 2011

Projeto Chegadas

Um andorinha não faz a Primavera. Sobretudo porque algumas não chegam a atravessar Gibraltar, ficando o Inverno entre nós e nuestros hermanos. Mas tantas outras espécies fazem-no, embarcando em migrações mais ou menos longas, muitas delas para lá do deserto do Sara. E neste momento estão de regresso, umas mais cedo que outras. Algumas já por cá andarão, como o Cuco-rabilongo. Outras ainda irão tardar mais cerca dois meses, como o caso do Solitário.

Para tentar mapear ao longo do tempo a chegada aos territórios de cria das aves migradoras, a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves criou o projeto Chegadas. A ideia é simples, reportar espécies migradoras aquando da sua chegada a Portugal. E tentar perceber se há alterações significativas de ano para ano, se por exemplo chegam mais cedo os Milhafres-pretos agora que há dez anos atrás, ou se o Cuco-canoro continua a ser o arauto da Primavera (eu costumo ver os meus primeiros do ano por volta de dia 21 de Março, mas isto de Primaveras há muitas, umas mais cedo em Faro, outras mais tarde em Estocolmo).

Abelharuco, Merops apiaster

Março é mês de chegada dos Abelharucos. Inconfundíveis e bastante sonoros, são fáceis de detetar - e reportar. Portanto se os virem por aí, não custa nada tomar nota do local e da data, e fazer chegar essa informação ao projeto Chegadas através do endereço chegadas@spea.pt. Que da contribuição de todos se faz este projeto voluntário.

Qualquer interessado pode e deve participar. Ou parafraseando o coordenador do projeto Chegadas, Henk Feith, 'Boas observações e, se as tiver, envie-as!'

Mais informações sobre datas de chegadas aqui.